Softfocus

BNDES suspende 9 linhas para financiamento e crédito rural

O BNDES interrompeu na segunda-feira, 6 de fevereiro, as solicitações de financiamento e contratação para o ano agrícola 2022/2023.

Agronegócio, BNDES, Crédito Rural & Mercado

Compartilhar

O BNDES interrompeu na segunda-feira, 6 de fevereiro, as solicitações de financiamento e contratação para o ano agrícola 2022/2023. Algumas linhas de crédito haviam sido pausadas em 2022, mas foram reativadas em 1º de fevereiro deste ano, com a promessa de quase R$3 bilhões adicionais. No entanto, apenas uma semana depois, nove linhas foram novamente congeladas, mas o acesso durou apenas três dias. As linhas interrompidas incluem o programa de crédito agropecuário empresarial de custeio e as linhas de investimento do Pronaf Investimento, que é o programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar.

Entenda: 

O BNDES é uma instituição financeira que apóia fortemente o setor agropecuário, fornecendo recursos aos produtores rurais e suas cooperativas principalmente através de parceiros financeiros. No entanto, devido ao comprometimento dos recursos, a contratação de novas operações dentro do Plano Safra 22/23 foi temporariamente interrompida.

Durante a interrupção, o BNDES ainda ofereceu crédito aos produtores rurais e suas cooperativas através de outras linhas de financiamento, como o Produto BNDES Crédito Rural. Em 26 de janeiro, foi anunciado que a retomada da contratação de novas operações dentro dos Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGF) estaria disponível a partir de 1° de fevereiro, com mais R$ 2,9 bilhões em apoio tanto à agricultura familiar quanto à empresarial, para finalidades como projetos de ampliação e modernização, aquisição de equipamentos, sustentabilidade, armazenagem, inovação e modernização de cooperativas.

Hoje, menos de uma semana depois de reabrirem, nove linhas de crédito do BNDES foram congeladas novamente. As linhas suspensas incluem o programa de crédito agropecuário empresarial de custeio e o Pronaf Investimento, que é destinado a fortalecer a agricultura familiar. 

De acordo com o jornal Valor Econômico, esta decisão do BNDES também afetou outros programas, sendo eles: 

  • Linhas do Pronaf matrizes e reprodutores;
  • Pronaf tratores e colheitadeiras;
  • Programa nacional de apoio ao médio produtor rural (Pronamp);
  • Programa para a adaptação à mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária (ABC+);
  • Programa para construção e ampliação de armazéns (PCA);
  • Programa de financiamento à agricultura irrigada e ao cultivo protegido (Proirriga); e
  • Programa de capitalização de cooperativas agropecuárias (Procap-agro giro).

 

Acompanhe nossas redes sociais e tenha as informações mais relevantes em torno do crédito rural brasileiro.