Softfocus

Desprograme Sua Obsolescência

Tecnologias vão e vem o tempo todo, mas sempre há algo que nós gostamos mais e nos especializamos, nos tornando muito bons em uma ferramenta, método, produto ou serviço! O…

Mercado

Compartilhar
desenvolvimento profissional

Tecnologias vão e vem o tempo todo, mas sempre há algo que nós gostamos mais e nos especializamos, nos tornando muito bons em uma ferramenta, método, produto ou serviço!

O que é ótimo, mas pode ser extremamente perigoso para a evolução da sua carreira profissional e, até mesmo, a saúde da empresa na qual trabalha. Neste texto, você vai descobrir alguns comportamentos que nos fazem entrar nesta zona de risco e a razão de não podermos nos apegar a uma tecnologia que se mantém intacta.

Para isso, antes você precisa conhecer o Rick! 

Rick, um profissional do setor financeiro, trabalhava em uma instituição de muito renome. Observando a rotina de trabalho do Rick, ficava muito fácil descobrir que, há muito tempo, ele faz as coisas do mesmo jeito – e que, apesar de não performar em sua máxima capacidade, funcionavam muito bem daquela forma! 

Por isso, ele ainda acredita entender tudo sobre os processos com os quais trabalha e nunca cogitou utilizar outras tecnologias, ferramentas, métodos ou sequer se sentir instigado a rever seus processos e procurar pontos de melhoria. Afinal, naquele momento, ele era especialista naquilo e ainda gerava resultados, que era a única coisa com a qual sua empresa estava preocupada.  

Porém, as coisas foram mudando, os processos foram se atualizando e a empresa, na qual ele trabalhava, não conseguiu agir a tempo de evitar a falência. Rick não entendia, como um processo que funcionava tão bem impactou tanto a ponto de riscar um CNPJ do mercado? 

Neste momento, em busca de uma recolocação profissional no mercado financeiro, Rick levou um grande choque de realidade: Todos os processos, tecnologias e outras ferramentas que ele conhecia já não eram utilizadas pelas outras empresas e seu currículo estava tão obsoleto quanto a sua antiga empresa falida. 

Apegar-se a uma única tecnologia é perigoso. Apegue-se à EVOLUÇÃO tecnológica!

Apegar-se a uma única tecnologia pode te deixar obsoleto, assim como nosso personagem Rick, que é um reflexo da realidade que muitos profissionais e empresas vivem. A tecnologia no cotidiano mudou não só as relações entre as pessoas como também a maneira como elas consomem. 

Nas empresas, ela foi e ainda é capaz de promover profundas transformações em todas as etapas de seus processos, sem poupar a alta velocidade em suas atualizações. Quem se apega a uma única tecnologia incapaz de propor evoluções, se vê refém e fadado à falência ou à exclusão do mercado de trabalho. 

Você, provavelmente, também está preso em um apego obsoleto! 

Quando achamos que algumas paixões que as pessoas sentem por determinada tecnologia (até mesmo redes sociais) é estupidez, acabamos esquecendo que muitas vezes nos prendemos também, sem perceber. 

Então, sabe aquela tecnologia que você está usando e acha fantástica? Ela morrerá, talvez não amanhã ou este ano, mas morrerá um dia. Esse apego é uma grande barreira que te impede de conhecer novas possibilidades e acompanhar a celeridade do mercado.

 

Seu subconsciente deve estar dizendo agora mesmo: 

“Mas essa tecnologia me atende muito bem há 10 anos e continua sendo suficiente!”

 

Você já deve ter ouvido falar nos icônicos casos da Kodak e Blackberry que, por estarem tão confiantes em sua tecnologia e produtos, foram ao fracasso, certo?! Por melhor que seja o seu produto, serviço ou atuação profissional neste momento, se você ou sua empresa não estiverem em movimento, em breve serão sucatas para o setor em que atuam. 

As tecnologias que você e sua Instituição Financeira utilizam estão em constante evolução e acompanham a velocidade do mercado? 

Se já utilizam algum dos produtos da Softfocus, certamente sim! 

 

E, se você ainda não conhece, acesse nosso site e evolua com nossas soluções!