Softfocus

Seguro prestamista: entenda o que é e para que serve

Você já ouviu falar em seguro prestamista? Essa modalidade de seguro garante a quitação de dívidas ou planos de financiamento do segurado em casos de invalidez, morte, perda de renda…

Dicas

Compartilhar
seguro prestamista

Você já ouviu falar em seguro prestamista? Essa modalidade de seguro garante a quitação de dívidas ou planos de financiamento do segurado em casos de invalidez, morte, perda de renda ou até mesmo desemprego involuntário. Geralmente, as seguradoras pagam por esses sinistros o valor que foi contratado.

Este seguro nada mais é que uma proteção financeira para as empresas e famílias, assegurando que estes operem seus créditos com mais tranquilidade. Assim, caso ocorra algum imprevisto, as pessoas estarão resguardas financeiramente, o que impedirá a perda de patrimônio e a acumulação de dívidas.

Para você se informar melhor sobre o assunto, neste post explicamos tudo sobre o seguro prestamista. Continue a leitura.

Como funciona o seguro prestamista?

O seguro prestamista é a garantia de que a inadimplência pode ser evitada nos casos em que os acontecimentos citados acima podem impactar o orçamento de uma organização ou família. Ou seja, ele garante a amortização ou a quitação de dívidas vinculadas a financiamentos ou a operações de créditos.

É mais um modelo de seguro de vida em grupo. Isso significa que um grupo de indivíduos está exposto a vários riscos, porém nem todos eles serão consumados por estas pessoas. Dessa forma, os consumidores contribuirão para uma espécie de fundo comum, em que as indenizações serão pagas em caso de sinistro.

Entretanto, diferentemente de um seguro de vida, além da vida do contratante, também é levado em conta o seu impedimento de continuar a efetuar os pagamentos. Assim, além de cobrir risco de morte, esse seguro costuma incluir também cobertura contra invalidez, desemprego involuntário e perda de renda.

O preço cobrado é menor do que o de um seguro individual. O valor está condicionado ao prazo para pagamento, o custo do financiamento e a idade do cliente.

São vários os tipos de operações financeiras em que o seguro prestamista pode ser utilizado. Entre eles podemos destacar:

  • empréstimos consignados;
  • empréstimos realizados com financeiras ou bancos;
  • cartão de crédito;
  • cheque especial da sua conta;
  • financiamentos de bens, como imóveis, veículos e eletrodomésticos;
  • consórcios, entre outros.

Outra distinção desse seguro para os outros modelos é que o beneficiário sempre será a instituição credora. Isso quer dizer que quando ocorrer algum sinistro, seja ele a invalidez do segurado ou seu desemprego involuntário, por exemplo, quem receberá a indenização é a instituição que forneceu o crédito.

Sobre o pagamento, existem diversas formas de quitação. Por exemplo, algumas instituições financeiras ou comércios podem vender um seguro prestamista que garante a quitação completa das parcelas de um crédito concedido. Outras empresas podem oferecer condições diferenciadas, como a quitação parcial do saldo devedor em caso de sinistro.

Para que e para quem ele é útil?

Para famílias, essa modalidade de seguro garante a manutenção do patrimônio adquirido quando se contrai um empréstimo para a realização deste feito. Já para as empresas, ele é uma ferramenta que auxilia na redução de sua inadimplência.

Essas são as características fundamentais deste seguro que até pouco tempo eram desconhecidas no Brasil. A população com menor poder de compra é quem promoveu o seu crescimento nos últimos tempos.

A contratação do seguro prestamista não é feita diretamente com a seguradora, mas sim quando uma loja ou financeira tem parcerias com esse seguro; o consumidor terá a opção de adquiri-lo ou não.

As seguradoras firmam parcerias com bancos, financeiras e redes varejistas para a venda do seguro prestamista em conjunto com o crédito consignado. Em contrapartida, a expansão do crédito no país, especialmente sobre o crédito consignado, contribuiu de forma significativa para o crescimento deste tipo de seguro, que já vem se tornando uma prática consolidada nas instituições de crédito.

Quem são os beneficiários?

O primeiro beneficiário do seguro prestamista é a instituição que contratou o empréstimo. No caso de invalidez total permanente por acidente, o beneficiário será o próprio segurado. Já para os casos de morte, os beneficiários serão aqueles indicados na proposta do seguro pelo contratante.

Vale ressaltar que se o segurado não nomear alguém na proposta, serão considerados como seus beneficiários os seus herdeiros.

Por que é importante contratar esse seguro?

O seguro prestamista tem conquistado cada vez mais a população brasileira adepta em se precaver contra imprevistos e a proteger a sua família em momentos de dificuldade.

Além disso, com a contratação de um seguro prestamista, a financeira que concedeu o crédito pode ficar à vontade para oferecer as melhores condições, já que seu o seguro diminui os riscos da operação. O valor a ser pago quando ocorre o sinistro, geralmente é suavemente dividido nas prestações do financiamento, deixando essa opção ainda mais atrativa.

Se ainda existe alguma dúvida em relação a esse contrato, verifique a seguir alguns benefícios que ele oferece.

Tranquilidade pela quitação das dívidas em caso de sinistro

Esse seguro traz tranquilidade para você e toda família ao saber que em momentos de dificuldades, os sinistros cobertos pelo contrato quitarão suas dívidas livrando-os do risco de inadimplência.

Proteção dos investimentos feitos em financiamentos ou consórcios

Consórcios e financiamentos obtidos como investimentos costumam representar grande parte do seu patrimônio e tê-lo protegido de eventualidades é fundamental para garantir a segurança e a estabilidade financeira dos negócios e das famílias.

Garantia contra a inadimplência por causa de imprevistos

O risco de inadimplência tira o sossego de muitas famílias e empresas que, caso ocorra, pode causar muito desconforto e problemas. Por isso, evitar essa situação e se prevenir contra isso é uma ótima atitude para proteger seus bens e o núcleo da família.

Agora você sabe por que é fundamental contratar um seguro prestamista. Proteção de bens e estabilidade financeira são seus principais objetivos. Se deseja  mais tranquilidade e sossego para operar os seus créditos pessoais ou empresariais não perca tempo e contrate logo essa solução. Analise as propostas oferecidas e decida pela que for melhor para a sua realidade.

Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Então, aproveite a sua visita em nossa página e assine a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá todas as atualizações direto no seu e-mail! Não perca a oportunidade de manter-se sempre informado!